Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MANOEL VITORINO-BA

Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na região da Lagoa Linda e Cutia, em Manoel Vitorino-BA.
A Paróquia de Manoel Vitorino, Pároco o Pe. Elixandro, tem várias Comunidades Eclesiais atuantes na zona rural do município e a Comunidade Nossa Senhora da Conceição em Lagoa Linda e Cutia é um exemplo de Igreja no meio do povo, como diz um proverbio africano: “Gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, realiza mudanças extraordinárias”
Parabéns para esta Comunidade viva e alegre e cheia de fé.

Veja as fotos abaixo:

















PROJETO SOLAZER






O Projeto Solazer foi realizado no distrito de Itajuru, funcionando com a execução de diversas oficinas oferecidas como: Oficina de Boneca, Oficina de Pipa, Cineminha, Oficina de Jogos de Salão (dama, dominó, xadrez e ludo), Oficina de Recreação (Bambolê, bate-bate, pula corda) além do entretenimento da Cama Elástica.
Assim, contamos com a participação de aproximadamente 50 crianças e adolescentes que se divertiram e participarão efetivamente da execução do Projeto Solazer.


SMEL
Secretaria de Esporte e Lazer


quinta-feira, 26 de abril de 2012

A TERRA GEME EM DORES DE PARTO



Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo Código FlorestalApós aprovado na Câmara, o texto não volta mais ao Senado. O próximo passo é a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff


Publicação: 25/04/2012 19:05 Atualização: 25/04/2012 20:24


Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Após horas de discussões, os deputados aprovaram por 274 votos a 174 e 2 abstenções, as mudanças feitas pelo relator ao texto aprovado pelo Senado, contrariando a orientação do governo e dos ambientalistas.

O plenário, de forma simbólica, também acatou os dispositivos aprovados pelos senadores que receberam parecer favorável de Piau. Neste momento, os deputados analisam 14 destaques apresentados por vários partidos políticos para mudar o parecer do relator.

O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento de que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados.

 Polêmica

A recuperação de áreas desmatadas às margens de rios - principal polêmica do Código Florestal - foi aprovada pela Câmara. As propriedades rurais que têm rios com até 10 metros de largura terão de recuperar uma faixa de 15 metros a cada margem. Essa regra tem atenuantes para pequenas propriedades, obrigadas a recuperar uma extensão menor da vegetação nativa, de acordo com o texto que continua em votação no plenário da Câmara na noite desta quarta-feira.

O resultado significa que os ruralistas, apesar de exibirem uma larga maioria de votos na Câmara, perderam na questão mais importante em jogo nessa última etapa da votação da reforma do Código Florestal antes de o projeto seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Antes mesmo do início da votação, o relator Paulo Piau (PMDB-MG) teve de mudar mais uma vez seu texto porque a liberação da exigência de os produtores rurais recuperarem uma parte das Áreas de Preservação Permanente (APP), conforme desejava, não podia ser levada adiante, por limites estabelecidos pelas regras de votação. A exigência havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado e não poderia simplesmente desaparecer.

"O governo ganhou por W.O., por uma questão do regimento", disse o relator. "Tem muita gente de cabeça baixa aqui", completou Piau, que também é produtor rural e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária.

O texto do relator foi aprovado por 90 votos de diferença, 1 voto a menos do que os ruralistas conseguiram reunir em maio, na maior derrota política imposta à presidente Dilma Rousseff em seu primeiro ano de mandato. Na ocasião, a Câmara dispensou os produtores rurais de recuperarem áreas desmatadas até 2008, o que equivalia à anistia aos desmatadores. O placar registrou 274 votos a favor do relatório de Paulo Piau contra 184 de apoio à proposta defendida por Dilma Rousseff.

FONTE: http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/04/25/interna_politica,291027/camara-dos-deputados-aprova-texto-base-do-novo-codigo-florestal.shtml

terça-feira, 24 de abril de 2012

MISSA DE SÉTIMO DIA PELA COMPANHEIRA E IRMÃ DE CAMINHADA NICE

Maria Eunice

Nesta próxima quinta-feira dia 26/04, às 19:30 horas, na Igreja São Francisco de Assis, no Largo da Feirinha do Joaquim Romão, será realizada a Missa de Sétimo Dia de nossa irmã e companheira EUNICE, que faleceu a semana passada. Nice participava ativamente da Comunidade Nossa Senhora da Conceição onde atuava no Grupo da Legião de Maria. Na oportunidade convidamos todos os parentes e amigos para participarem dessa Celebração.

Blog do Romildo Costa

domingo, 22 de abril de 2012

FORMANDOS EM LETRAS TURMA 2011.2 DA UESB EM JEQUIÉ-BA


FORMANDOS EM LETRAS 2011.2


Em Jequié, no dia 27 (sexta-feira ) de abril vai acontecer a Colação de  Grau a Turma de Letras 2011.2  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, no Palácio das Artes, Centro, sendo que o Culto Ecumênico será realizado no dia 26 (quinta-feira) de abril no auditório Wally Salomão na UESB, Bairro Jequiezinho.
Entre os Formandos em Letras que estarão Colando Grau pela UESB queremos destacar a nossa amiga e companheira das Comunidades Eclesiais de Base EDILEIDE SANTOS ASSSIS, jovem bonita e iluminada por Deus, atuante na Comunidade Nossa Senhora da Conceição e na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Jequié-Ba, pela sua determinação, simplicidade e Fé.
LEIDE, como carinhosamente a chamamos, queremos te desejar toda felicidade da vida nesta nova jornada, sabemos que é apenas um passo entre tantos outros que com certeza a vida vai te proporcionar. Que todos os seus desejos se tornem realidade e que você continue sempre sendo esta pessoa maravilhosa que você é! Axé, auêre, amém, aleluia!
São os sinceros votos de todos da Comunidade Nossa Senhora da Conceição e do Blog Romildo Costa.

LEIDE


CEB'S RUMO AO 13º INTERECLESIAL



ENCONTRO DIOCESANO DAS CEB’S

Acontecerá no dia 06 de maio do ano em curso, na Paróquia Maria Auxiliadora, em Jaguaquara-BA, o Encontro Diocesano das CEB's com o tema: "... Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus..." Mt 5,10. O Objetivo do nosso encontro é: Estarmos em sintonia com o 6º Nordestão das CEB's que acontecerá nos dias 19 a 22 de julho, na Paróquia Santa Rita de Cássia, na cidade e Diocese de Itabuna-BA, com o tema: Justiça e Profecia a serviço da vida no Nordeste. Em  vias de preparação para o 13º Intereclesial das CEB's que acontecerá  no Crato-CE, nos dias 07 a 11 de janeiro de 2014. 
Venha, participe conosco!!!!

FORRÓ DAS CEB'S EM JEQUIÉ-BA


FORRÓ DAS CEB’S

Aconteceu no dia 20 de abril do ano em curso, às 20h: 30min no Salão da comunidade de São Roque na Lagoa Dourada, Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Jequié-BA o Forró das CEB's, organizado pelas Comunidades Eclesiais de Base de nossa Diocese. Foi um momento de imensa alegria entre os participantes.
Estiveram presentes jovens, adultos, idosos e crianças, além das presenças dos padres Othon Carlos, vigário da Paróquia acima citada e Paulo Silva assessor na Diocese e no Regional Nordeste 3 das CEB's e as Irmãs das Mínimas de Nossa Senhora das Dores e as Servas da Sagrada Família . A animação ficou por conta da dupla Reges Silva e Antonio Vieira.
A realização do  forró tem como motivação: a atividade lúdica, ou seja, o divertimento das nossa comunidades. Não somente de Fé (espiritual) vivem as nossas comunidades, mas de Vida (social, político, educacional, econômico e lazer). 



 CIDA, FERNANDO E DETINHA em grande estilo!
 Forrozeiro Régis Silva





Pe. Paulo Silva 
O Pe. Paulo é Pároco da Paróquia Bom Jesus em Cravolândia-BA, assessor diocesano das CEB's (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Jequié-Ba. Atualmente é membro da assessoria das CEB's no Regional Nordeste 3 da CNBB

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Padre Morre em Acidente na Ubatã-Gongogi


O padre e músico Píndaro Carmo Coutinho, da paróquia de Barra do Rocha, faleceu em acidente automobilístico por volta das 22h30min de ontem, 12, na BA-120, a quatro quilômetros de Gongogi, no sul da Bahia. Outras três pessoas que viajavam com o padre sofreram leves escoriações, conforme o Ubatã Notícias. Píndaro viajava para assistir ao show da banda Lordão.

O padre deslocava-se de Barra do Rocha para assistir à festa de aniversário de Gongogi quando ocorreu o acidente. Píndaro morreu no local da tragédia. O acidente teria ocorrido porque o motorista perdeu a direção do Fiat Uno, que acabou capotando.


Ao PIMENTA, o vocalista da Banda Lordão, Kocó, disse que Píndaro “tinha muitos amigos e uma família exemplar”. O religioso faleceu aos 29 anos. “Nas horas vagas ele se apresentava com um grupo de seresta, animando e alegrando clubes de toda região”, lembra Kocó. Píndaro foi ordenado padre em Ilhéus.
Ainda não foi decidido onde Píndaro será enterrado, se em Barra do Rocha ou na terra onde o religioso nasceu, o município de Andaraí. O prefeito Jonathas Ventura decretou luto oficial de três dias no município por causa da morte.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

COMUNIDADES EM LUTO POR NOSSA IRMÃ NICE



Foi morar com Deus nossa irmã de caminhada Nice, esposa de Miguel e mãe do jovem Cristiano da Vida Nova FM. É com saudades eternas que noticiamos a morte da nossa querida irmã Nice, que ocorreu por volta das 16h desta quarta-feira, ela participava ativamente da Legião de Maria e da Comunidade Nossa Senhora da Conceição da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Jequié-Ba.
Que Deus conforte todos os seus familiares e a nós irmãos e companheiros na construção do Reino de Deus.
O sepultamento acontecerá no cemitério São Lázaro, Bairro Jequiezinho, às 15h desta quinta-feira, saindo o fúnebre da Rua São Lucas, Alto da Bela Vista, no Joaquim Romão. Pela manhã deste mesmo dia às 09h, o Padre Roberto Oliveira vai realizar a Celebração de corpo presente.

Postado por Romildo Costa

FORRÓ DAS CEB'S EM JEQUIÉ-BA


No próximo dia 20 de abril acontecerá o FORRÓ DAS CEB’S, que esta sendo organizado pela Coordenação Diocesana das Ceb’s de Jequié. Será nesta sexta-feira no Centro Comunitário Lagoa Dourada, Bairro Joaquim Romão, com egressos ao preço de R$ 5,00 para custear as despesas do ENCONTRÃO DIOCESANO DAS CEB’S que acontecerá no dia 06 de maio do ano em curso na Cidade de Jaguaquara-BA

sábado, 14 de abril de 2012

ENCONTRÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


PROGRAMAÇÃO EM JEQUIÉ
Este ano, a Região Pastoral Centro, que abrange as paróquias da cidade de Jequié-Ba sediará o Encontrão. Confira abaixo a programação.
8: 00 h - Concentração no aeroporto
9:00 h - Caminhada em direção a UESB
10:00 h- Celebração da Santa Missa
12:00h- Almoço
13:30h- Animação
14:00h - Palestra (Tema: Perigo de Gravidez na Adolescência);
15:00h- Plenária
16:00h - Encerramento .
A paróquia Nossa Senhora das Graças em Jequié esta disponibilizando ônibus as 07h saindo um em frente a Igreja Matriz e outro do Largo do Cedil, Bairro Joaquim Romão.
Veja se sua paróquia também esta organizando algum meio de transporte ou caminhada para o local de início do evento.


Neste domingo 15/04, a Diocese de Jequié-Ba promove na UESB, a Caminhada da  Saúde, O evento acontecerá entre às 8h e 16h, saindo do Aeroporto até a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em mais um encontrão da Campanha da Fraternidade 2012, que chama a atenção dos fiéis e populares para as questões relacionadas à saúde pública.
A ação promovida pela Diocese de Jequié que é para praticar o tema definido para este ano “A Fraternidade e a Saúde Pública”, estabelecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Igreja quer conscientizar a população para cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, olhar para o descaso como o poder público muitas vezes a trata. Essa mobilização é pouca, mas dá para despertar a consciência da população e do governo para com a saúde pública. Através dessa atitude, ressalva-se não só o papel da Igreja evangelizadora, mas também de seu compromisso com a sociedade.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

COMO ORGANIZAR UM GRUPO DE JOVENS EM SUA COMUNIDADE

 SÍMBOLO DA PASTORAL DA JUVENTUDE CATOLICA


 
UMA EXPERIÊNCIA MUITO LEGAL DE COMO ORGANIZAR UM GRUPO DE JOVENS EM SUA COMUNIDADE

 
Como fazer um grupo de jovens?

     “Eu não sou você. Você não é eu. Mas somos um grupo, enquanto somos capazes de, diferenciadamente, eu ser eu, vivendo com você e você ser você, vivendo comigo.”

     O que é grupo de jovens cristãos de Pastoral da Juventude? Relembrando a nossa experiência, a primeira idéia era de um lugar com muitos jovens animados, acolhedores, que falava do evangelho e animava as missas e a comunidade (gincanas, mutirões, festas, festivais, teatros).

     Foi isso que vimos e que nos deixou curiosos e desejosos de fazer parte. Mas quando entramos, descobrimos que tinha algo "a mais"! Era exigente, tinha tarefas, brigas, muita reza, treinamentos, estudo. Tempos depois fomos sentindo que sabíamos e aprendíamos coisas que não se falava na escola ou na família e isso era bom. Descobrimos então que era também lugar de crescimento.

Como iniciar um grupo?

     Tempos (anos) depois nos deparamos com esse desafio. A primeira coisa que fizemos foi ir ver por que queríamos um grupo? Para quem seria o grupo, o local que se encontraria, o horário de funcionamento, o que discutir, viver, experimentar. A animação era total, mas faltava o principal: "os jovens".

     Quem convidar, onde, como? A turma que ajudou a pensar todos esses passos citados logo teve algumas idéias. foi nesta hora que quase desistimos.
Veja algumas das sugestões: "vamos fazer convite na missa"; outro dizia: "Na crisma é um lugar legal também, lá tem muitos jovens". Um outro mais xereta veio logo dizendo: "Isso eu já fiz e veio um tiquim de gente, foi um desânimo só.

     Algumas pessoas disseram que foi porque eu não dei muita graça na hora dos avisos finais". Por causa dessas faltas decidimos, durante três meses percorrer caminhos diferentes:

1. Realizar uma tarde de lazer onde todos os jovens pudessem participar;

2. Convidamos nas missas depois de fazer um lindo teatro sobre a vida dos jovens;

3. Colocamos cartazes e fizemos convites e os distribuímos em turmas e pessoalmente nas escolas, campo de futebol, sorveterias, praças. Foi um trabalho enorme, mas veio muita gente;

4. Convidamos depois todos os que vieram para voltar 15 dias depois para uma celebração jovem, e depois para outro dia de reflexão, festa junina. Percebemos que um grupo fixo de pessoas estava sempre presente. Foi aí que convidamos estes para formar um grupo de jovens.

     Mais uma vez outro xereta pergunta: "para que isso? Grupo de jovens serve para quê?" Tivemos então que buscar novamente as respostas:

- Serve para fazer várias coisas legais e que nos preenchem como jovens e como pessoas humanas.
- É um lugar jóia para fazer novas amizades, contar coisas da vida, partilhar os desejos e sonhos, encontrar amores, poder ajudar as pessoas necessitadas, animar a comunidade, dando um rosto jovem e alegre a ela.
- Viver em grupo é muito bom. É algo natural, faz parte da gente.
- Grupo geralmente é um espaço que nos ajuda na descoberta das outras pessoas e da gente mesmo.
- Grupo é lugar de exercitar a fala, a opinião, o silêncio, defender pontos de vista.
- Portanto, lugar de descobrir, de ter objetivos mútuos, de respeitar as diferenças, construir a identidade.

A construção do grupo

     Um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos na rotina e de suas atividades.

     Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante:

- da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da explosão do outro; do pânico de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice de outro; do riso fechado de um, da gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; da lividez de um, do encarnamento do rosto do outro. Um grupo se constrói construindo vínculo com a autoridade e entre iguais. Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer.

     Vida de grupo dá muito trabalho e muito prazer porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história.

     Quem acompanha e coordena um grupo deve ter uma idéia do "processo de formação grupal" (caminho) que esse grupo vai fazer. Assim ele(a) garantirá que o grupo em um espaço de tempo seja não só convocado (chamado), mas também conheça a sua própria situação, descubra a comunidade, perceba como é a sociedade, a conjuntura maior que o cerca e como cada pessoa pode interferir e principalmente que essa militância contribua para definir, perceber sua vocação e seu projeto de vida.

     Assim o caminho será feito e todos(as) poderão cantar: "por isso vem, entra na roda com a gente, também você é muito importante, vem!"


Vanildes Gonçalves dos Santos e Lourival Rodrigues da Silva,
Artigo publicado na edição 294, março de 1999, página 5.